domingo, 5 de maio de 2019

Mundo em movimento


O melhor mundo é o em que tanto EUA quanto China prosperam, diz Buffett
2019-05-05 10:37:40portuguese.xinhuanet.com




Omaha, Estados Unidos, 4 mai (Xinhua) -- O lendário investidor norte-americano, Warren Buffett disse que, embora os Estados Unidos e a China compitam em muitas áreas, precisam reconhecer que o melhor mundo é o em que ambos os países prosperam.

Em uma entrevista gravada transmitida num fórum sobre investimentos EUA-China na sexta-feira, Buffett disse ao editor-chefe do Yahoo Finance, Andy Serwer, que acredita que Washington e Beijing "serão sempre concorrentes ... em negócios, ideias e todos os campos".

"Nós temos apenas que garantir que a competição não nos leve a um ponto em que não percebamos que o melhor mundo é aquele em que tanto os Estados Unidos quanto a China prosperam."

O magnata dos negócios de 88 anos apontou que EUA, China e Rússia "reconhecem os perigos de deixar a competição sair do controle", acrescentando que os países "podem ser concorrentes sem serem inimigos".

Perguntado se a Berkshire Hathaway, o conglomerado multinacional do qual Buffett é presidente e CEO, "faria uma grande aquisição na China", Buffett afirmou que "a resposta é que faríamos".

Buffett disse que ele conhece melhor as leis, os costumes, a contabilidade e as pessoas nos Estados Unidos do que em outros lugares do mundo, o que torna mais fácil para ele fazer uma grande aquisição em seu país natal.

"Terei que trabalhar mais se eu estiver olhando além das fronteiras, mas amo a ideia de fazer isso."

Falando sobre a economia chinesa, Buffett disse que não se preocupa com o impacto global do crescimento econômico mais lento na China para a meta anual de 6% a 6,5%.

"A China vai crescer muito ao longo do tempo. Quando você pensa no que aconteceu desde 1949, não há nada que realmente supere isso", disse ele. "E eles sem dúvida não remotamente alcançaram seu potencial".

A Berkshire realizou sua reunião anual de acionistas na cidade natal de Buffett, Omaha, em Nebraska, no sábado.


Trágico rompimento de barragem no Brasil completa 100 dias com 235 mortos e 35 desaparecidos

2019-05-05 12:37:40portuguese.xinhuanet.com

Rio de Janeiro, 4 mai (Xinhua) -- O rompimento da barragem de rejeitos minerais da Vale, na cidade de Brumadinho, estado de Minas Gerais (sudeste), completou 100 dias este sábado, com um saldo, segundo o último balanço da Defesa Civil, de 235 mortes confirmadas enquanto 35 pessoas continuam desaparecidas.

Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, o tenente Pedro Aihara, trata-se da maior operação de busca e resgate já feita no Brasil e só será encerrada quando todas as vítimas forem encontradas ou quando não houver mais condições biológicas de buscas "devido ao estágio avançado de decomposição de alguns corpos".

Os trabalhos seguem se realizando diariamente das 6h às 23h, com o auxílio de cães farejadores, drones e aeronaves, mas o número de pessoas foi reduzido, sendo substituído por máquinas pesadas.

Segundo Aihara, são 17 frentes de busca, com um total entre 130 e 150 homens e 100 máquinas.

A Barragem do Córrego do Feijão, que estava inativa, se rompeu no dia 25 de janeiro despejando um volume de 12,7 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro que arrasaram tudo em sua passagem em um raio de vários quilômetros, inclusive o centro administrativo e o refeitório da Vale, lotado na ocasião, por ser hora do almoço, uma pousada e casas da comunidade, além de contaminar o rio Paraopeba. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário